Projetos

Capacitação e Pesquisadores

Mukengi

O Projeto Mukengi promove a capacitação de pessoas pesquisadoras negras e indígenas, fortalecendo sua atuação em ciência e tecnologia para impacto social.

Frente à falta de diversidade nas áreas científicas no Brasil, o Mukengi capacita profissionais para aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia diretamente em suas comunidades, como quilombos e aldeias, por meio de pesquisas com letramento racial.

Dividido em duas fases, o projeto inicialmente oferece um ciclo de debates e estudos para alinhar questões científicas às necessidades sócio-raciais. Na segunda fase, os pesquisadores desenvolvem soluções tecnológicas para problemas locais, com foco especial na redução de desigualdades. O projeto é pioneiro na formação de equipes compostas exclusivamente por pessoas pesquisadoras negras e indígenas.

Imagem Mukengi 1
Imagem Mukengi 2
Imagem Mukengi 2

Capacitação e Pesquisadores

Negritude Brasileira no PhD

O Projeto Negritude Brasileira no PhD é uma parceria que visa preparar estudantes negros e negras para ingressar em programas de pós-graduação internacionalmente. O projeto oferece um curso anual com orientações para processos seletivos em universidades estrangeiras, abordando desde o doutorado completo, doutorado sanduíche e pós-doutorado.
Com um conteúdo prático e conduzido por docentes negros e negras com experiência no exterior, o curso orienta sobre os desafios acadêmicos e culturais da carreira internacional. Desde sua primeira edição em 2020, o projeto já capacitou mais de 1000 participantes e se destaca como uma oportunidade de representatividade e crescimento para cientistas e pesquisadores da negritude brasileira.

Capacitação e Pesquisadores

GerAções Alimentares

O Projeto GerAções Alimentares promove a soberania alimentar, capacitando jovens e mães em práticas agroecológicas e tecnologias sociais. A iniciativa cria uma horta pedagógica em uma escola local, onde os participantes aprendem e replicam técnicas sustentáveis de cultivo em seus respectivos domicílios. Além das técnicas agrícolas, o projeto oferece workshops sobre empreendedorismo e comercialização de excedentes, promovendo uma economia comunitária mais forte. O projeto também aborda temas como letramento racial, enfrentamento à violência e liderança feminina, capacitando mulheres chefes de família a aplicar e disseminar o conhecimento em sua comunidade.

Imagem Mukengi 2

Depoimentos

Pesquisa e Desenvolvimento

Alimentação Escolar Sustentável

O Projeto Alimentação Escolar Sustentável, promovido pela Brunel University London e pela Fiocruz/Bahia com financiamento do British Council, revisa o Índice de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar Saudável e Sustentável (IQCAE) para criar o IQCAE-R. Este índice avalia cardápios escolares sob múltiplas dimensões de sustentabilidade, visando promover práticas mais saudáveis e sustentáveis na alimentação escolar brasileira.

Imagem Alimentacao 2
Imagem Alimentacao 2

Pesquisa e Desenvolvimento

Ecolenha de Cana-Brava

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Projeto Ecolenha de Cana-Brava desenvolve tecnologias sustentáveis para apoiar o desenvolvimento de comunidades quilombolas. Utilizando a cana-brava, um recurso local, o projeto oferece alternativas de geração de renda e inovação tecnológica, promovendo autonomia e sustentabilidade para a comunidade de Praia Grande na Ilha de Maré.

Pesquisa e Desenvolvimento

Onde Tem Fome

O Projeto Onde Tem Fome utiliza tecnologia e participação comunitária para mapear a insegurança alimentar em tempo real. Com um aplicativo e uma plataforma web, ele permite a coleta rápida de dados sobre fome em comunidades periféricas e rurais.
Juntamente a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a iniciativa fortalece o protagonismo local, capacitando moradores e instituições a monitorarem a situação alimentar e cobrarem soluções do poder público. Os dados gerados ajudam a direcionar políticas de combate à fome e garantir acesso à alimentação para quem mais precisa.

Saiba mais
Onde tem fome
Encontro da Trilha

Pesquisa e Desenvolvimento

Trilha de Aprendizagem

A Trilha de Aprendizagem “Inovação para a Adaptação Climática: Guardiãs e Guardiões da Biodiversidade” é uma iniciativa do Instituto Mancala, em parceria com a WTT e apoio do MMA e MCTI, que reuniu lideranças indígenas, quilombolas, rurais e periféricas de todo o Brasil entre junho e outubro de 2025. O programa fortaleceu capacidades locais e promoveu a incidência política nas agendas de adaptação climática e biodiversidade, resultando em uma Apostila da Trilha e um Policy Brief com recomendações para a COP-30.

Saiba mais
Instituto Mancala
Fale conosco

Tem uma pergunta ou deseja saber mais sobre o nosso projeto? Entre em contato!

✉️ contato@institutomancala.org

© 2025 | Feito por BC Marketing