Ciência e Tecnologia para um Brasil mais Justo

Conheça projetos que reduzem desigualdades e promovem a inclusão social em comunidades negras e indígenas. Junte-se ao Instituto Mancala na construção de um futuro mais equitativo.

A logo for a company called meu corpo sou eu.

Nossa atuação

O Instituto Mancala é uma organização privada e sem fins lucrativos dedicada à promoção de ciência e tecnologia como ferramentas para reduzir desigualdades sociais e raciais . Nossos projetos visam capacitar pessoas pesquisadoras negras e indígenas e desenvolver soluções tecnológicas para comunidades vulnerabilizadas.

Capacitação e Pesquisadores 

Projeto Mukengi

Capacitação de pessoas pesquisadoras negras e indígenas para utilizar ciência e tecnologia com enfoque racial, impactando comunidades vulneráveis.

Projeto Negritude Brasileira no PhD

Curso de preparação para pessoas negras brasileiras  que buscam pós-graduação em universidades internacionais, com apoio de professores experientes.

Projeto GerAções Alimentares

Projeto educacional focado em soberania alimentar, capacitando jovens e mães em práticas sustentáveis de cultivo e segurança alimentar.

Pesquisa e desenvolvimento

Alimentação Escolar Sustentável

Tecnologias para o Desenvolvimento Social de Comunidades Quilombolas

Onde tem fome?

Depoimentos

"Quero agradecer bastante por ter tido essa oportunidade. Vocês não imaginam os ganhos de transformação que se fez na minha vida.

A cada aula queria aproveitar o máximo que eu pudesse. E acreditem, eu aproveitei o máximo!"


Celina Eugenio Bahule - Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos

“O Instituto Mancala veio pra criar um senso de comunidade e fazer a gente ver as coisas de outra maneira , dar um pouco mais de esperança nesse período.”

Foi inspirador e produtivo voltar a pensar ciência de uma maneira com mais esperança.”



Ícaro Lopes - Doutorando em Bioinformática

“Conseguir absorver bastante coisa. Vieram bons professores com bastante experiência e alto currículo, que acrescentaram muito.

Quando pessoas mais experientes trazem não só a parte acadêmica, não só a parte técnica, mas essa parte que não está nos livros, aquela parte que a gente não aprende no banco de universidade, a experiência da vida, o dia a dia. É aquele mínimo detalhe que as vezes te ajuda a diferenciar em um concurso público, numa prova de mestrado, doutorado ou até mesmo em um projeto...

“Eu acho que com o tempo isso (Projeto Mukengi) vai ganhar renome nacionalmente e internacionalmente. Também acho que as maiores propagandas seremos nós mesmos.“


Marcondy Maurício - Bacharel em Biotecnologia


"Quero agradecer bastante por ter tido essa oportunidade. Vocês não imaginam os ganhos de transformação que se fez na minha vida.

A cada aula queria aproveitar o máximo que eu pudesse. E acreditem, eu aproveitei o máximo!"


Celina Eugenio Bahule - Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Na mídia

Professores do CAIC, em Lauro de Freitas participam de formação para implantação horta pedagógica

Instituto Mancala oferece capacitação para cientistas negros e indígenas

Projeto abre inscrições para capacitar cientistas negros e indígenas com objetivo de aliar ciência ao combate à fome

Apoie a ciência e a tecnologia para redução das desigualdades!

O Instituto Mancala está em busca de recursos para fortalecer a pesquisa aplicada nas comunidades negras e indígenas e convidamos você a ser parte dessa construção!


Contribua com qualquer valor e acompanhe os resultados de projetos que transformam a realidade, como o Projeto Mukengi e o trabalho de reaproveitamento sustentável na comunidade quilombola da Ilha de Maré. 

Nossos parceiros